lista de compras: Verdade ou consequência?

20.6.05

Verdade ou consequência?

VERDADE 1: Um grupo de várias dezenas de pessoas negras assaltaram outras tantas na praia de Carcavelos, em Lisboa, Portugal.

VERDADE 2: Um português de raça branca é suspeito de ter degolado uma inglesa branca grávida, numa pequena cidade de Inglaterra

CONSEQUÊNCIA 1: Vários portugueses manifestaram o seu repúdio pelos indivíduos «mais uma vez serem pretos» e mandaram-nos «para a terra deles». Uns quiseram logo fazer uma manifestação.

CONSEQUÊNCIA 2: Portugueses habitantes da tal cidade e famílias portuguesas foram agredidas pelo facto de terem a mesma nacionalidade do suspeito assassino. Têm medo de sair de casa.

RESULTADO 1: O Governo Civil de Lisboa aprovou a manifestação de um movimento de nome nacionalista, que apela à xenofobia em plena zona da cidade mais frequentada por emigrantes. Os senhores, todos branquinhos como a cal, principalmente na zona do crâneo, diziam pérolas como «sou português há 850 anos, não comprei o passaporte no Martim Moniz». Mas diziam-se não-racistas.

RESULTADO 2: A polícia britânica decidiu alertar todos os cidadãos portugueses da tal cidade para o perigo que corriam e instalou-lhes em casa um dispositivo de alarme que, em caso de ataque racista, os põe em imediato contacto com as forças de segurança.

É comparar.