lista de compras: Às vezes vale a pena...

7.6.05

Às vezes vale a pena...

O dia de ontem fez-me pensar que às vezes vale mesmo a pena ter esta profissão que tanta gente maltrata, por vontade própria ou por imposição, mas que não é indiferente.

E então pus-me a fazer um filme da minha curta carreira jornalística. Curta, mas animada e muito movimentada.... Um filme só das coisas boas, que é para não precisar de ser uma trilogia...

Se eu não fosse jornalista:

- Não tinha ajudado a ajudar aqueles seis miúdos que viviam num contentor de cargas de navio numa chamada Quinta do Anjo que mais parecia um inferno. Eles cheiravam tão mal, mas abraçavam-me de tal maneira que era impossível não retribuir. E nunca mais me vou esquecer da menina com um colar ao peito, só para mostrar que era menina. E do rapaz de 12 anos que fingia que sabia ler. E do que tinha ido de Palmela a Lisboa porque se queimou e do que tinha a orelha mordida por um rato.

- Não tinha ido a Entre-os-Rios e não tinha chorado com o silêncio sepulcral que centenas de pessoas fizeram quando chegou o Presidente da República e uma voz lancinante gritou: tirem-os de lá!

- Não tinha entrado atrás de um burro e do Manuel João Vieira no Tribunal Constitucional.

- Não tinha conhecido a mais bonita e maravilhosa escola deste país, a Escola da Ponte, que é a única razão por que tenho pena de não viver em Vila das Aves

- Não tinha conhecido a Mafalda Milhões, que aos 24 anos me provou que todos os sonhos se podem tornar realidade, nem que para isso se vá de caravana para uma feira internacional do livro infantil montar um stand com apenas um título para mostrar

- Não tinha conhecido alguns dos meus melhores amigos. Do peito, mesmo.

- Não tinha percebido o que é ver um filho a morrer em directo na televisão a milhares de quilómetros de distância. Mesmo que a mãe não percebesse uma palavra do que eu dizia e vice versa. Abraçámo-nos.

- Não tinha passado a tarde de ontem ao telefone com a Rititi e o Miguel Góis a rir às gargalhadas, como se nos conhecêssemos de algum lado....

- Não tinha estado onde prái seis milhões de gajos pagariam o salário de um ano para estarem quando o Benfica foi campeão...

- Não tinha percebido que se pode arruinar a vida a uma pessoa assim de repente, em meio segundo, em vinte caracteres, em 35 frames. Ou salvar-lhe a vida no mesmo espaço de tempo.

- Ah, e como fui visitar a fábrica da OLÁ, pude queixar-me que os Pernas de Pau em tamanho grande não prestam para nada porque roubam no morango e enjoa comer aquele branco todo e que o Epá sem a pastilha a sério lá no fundo também já não é o mesmo. Também lhes fiz perceber que aqueles gelados só mesmo de gelo que na altura custavam para aí 7$50 também podiam voltar...

- Agora, a minha próxima investida será às bombocas, as verdadeiras, que as de morango eram uma bela merda....(isto é um wishfull thinking...)

- OK. Aguentei-me até à meia noite. Vou finalmente ver as Donas de Casa Desesperadas. Até porque quero fazer o teste. Cabrão de vício....