lista de compras: Mary Bethânia, ou, a gaja flipou de vez

9.8.05

Mary Bethânia, ou, a gaja flipou de vez

É verdade que já há algum tempo vinha a embirrar com a senhora.
É verdade também que sempre que oiço a voz dela aquilo me soa quase sempre avassalador.
É verdade que quando ouvi a primeira música no primeiro concerto ao vivo dela a que assisti, pensei: caramba, a gaja tem mesmo esta voz!

Mas depois ela transformou-se num CD que tinha uma roupa vestida e uma banda por trás.
E depois ela canta aquelas merdas do Roberto Carlos e outras lamechices que são insuportáveis.

Então agora isto é de mais.
Agora que ela se pôs a cantar apenas um poeta maravilhoso, de nome Vinicius de Moraes, num disco de homenagem;
Agora é que a gaja decidiu assassinar a música que o homem mais gostava e que todas as noites ouvia antes de dormir, na voz do irmão dela, o grande Caetano Veloso.
Eu não sei se ela não sabe falar inglês, eu não sei se ela se quis pôr a inventar, eu não sei se ela está senil, mas é com esta «brilhante» (para não dizer asneiras) letra, que a senhora Bethânia decidiu cantar o Nature Boy:

Era um rapaz
Estranho e encantador rapaz
Ouvi que andara a viajar; viajar
Toda a terra e o mar
Menino só
E timido (aqui para rimar tem de ler-se mesmo com sotaque brasileiro)
Mas sábio demais

Eis que uma vez
Num dia mágico o encontrei
E ao conversarmos lhe falei
Sobre os reis, sobre as leis e a dor
E ele ensinou
Nada é maior
Que dar amor
E receber de volta
Amor

Estou à espera de outras versões, como o «Let it Be»:

Deixa estar,
Deixa estar,
Deixa estar,
Deixa estar,
Haverá uma resposta
Deixa estar!