lista de compras: Mediocridade

16.1.09

Mediocridade

Uma vez um nome sonante do jornalismo português, que durante uns tempos esteve sentado à minha frente numa redacção que parecia um OVNI disse:

«Uma das maiores artes do jornalismo é saber copiar»

Disse isto porque queria explicar que já está tudo inventado, que há sempre alguma ponta que pegamos daqui ou dali para irmos por outro caminho, enfim, no fundo todos andamos a refazer o já refeito. Mas ainda assim há que fazê-lo com honestidade, com saber e com competência.

O que se passou com este texto do Hugo Gonçalves é feio. O que o cronista do Público fez foi cópia descarada de ideias e conceitos. E esse jornal de referência fez o quê quando alertado para o facto? Nada. Não fez nada. É nesta mediocridade que se vive em Portugal. Copia-se e fica-se impune. Não interessa. Ai isso saiu onde? Na revista do Lux? Ai isso ninguém lê, ninguém conhece... Mas quem escreveu o texto inicial teve trabalho, teve ideias e ninguém tem o direito de pegar nelas e escarrapachá-las por inteiro nas páginas de outro jornal. Que lhe paga para o efeito.

Portanto, eu se me cruzar com ele, decoro a matrícula do carro e furo-lhe os pneus. Há coisas que só mesmo a estalada resolve.