lista de compras: Ratzinger, para vocês também!

21.4.05

Ratzinger, para vocês também!

Estava a dormir uma sesta quando comecei a ouvir que estava a sair o bendito fumo. Mal sabia toda a gente que era mesmo Bennedetto fumo. Era branco, mas depressa os céus de Roma escureceram quando o homem, o novo Papa, apareceu à janela.

O Espírito Santo - acreditam muitos - escolheu este alemão como representante de Deus no Mundo. Houve quem tivesse assobiado, houve quem tivesse abandonado a Praça de S. Pedro.

Os mais politicamente correctos disseram esperar que Ratzinger mudasse assim que encarnasse em Bento XVI. O homem já mudou antes, é verdade, e nem foi preciso alterar o nome, bastou que lhe alterassem o cargo.

Joseph Ratzinger era um progressista que espantou o Concílio Vaticano II, onde criticou duramente a Congregação que mais tarde viria a dirigir. A inquisição dos tempos modernos, diga-se. Sem fogueiras, mas com excomunhões e delitos de opinião.

João Paulo II convidou-o mais tarde para se juntar a ele no Vaticano. E Ratzinger passou de progressista a ortodoxo. De crítico a inquisidor. Pode ser que tivesse sido apenas um meio para atingir um fim: chegar a Papa.

Quem sabe se agora Bento XVI não será, afinal, a encarnação daquele homem de 31 anos que falou no Concílio Vaticano II.... Talvez já não....