lista de compras: Vergonha

30.12.06

Vergonha

Acabei de ver as imagens horrendas da execução de Saddam Hussein. Horrorizam-me tanto quanto aquelas que nos foram e vão sendo mostradas sobre o dia a dia no Iraque. Sobre as pessoas que ele também matou. Sobre as pessoas que todos os dias morrem.

Estas chocam-me contudo, de outra maneira. Porque tudo parece ser feito em nome de uma justiça que vem sabe-se lá de onde, em nome de sabe-se lá quem. Os que sofreram na pele as atrocidades de Saddam estão satisfeitos, a justiça para eles é outra coisa. Mas é para que não seja feita justiça pelas próprias mãos que há tribunais, feitos por gente que deve manter uma distância e não por gente que quer olho por olho e dente por dente e cuja dor cega a razão.

Eu sei que apenas o Iraque e os Estados Unidos se regozijaram por esta morte. Eu sei que só o departamento de Estado norte-americano disse que este era um passo importante para a democracia no Iraque. Pergunto-me é como se pode caminhar para a democracia passando o pescoço de um homem por uma corda e mostrando-o ao mundo inteiro.

Damn them all.