lista de compras: Pimpinha e Eduardinho

2.3.05

Pimpinha e Eduardinho

Ora neste mundo em que me movimento para ganhar dinheiro deparo-me cada vez mais com os irritantes diminuitivos (palavra difícil para definir uma abreviatura, logo, uma palavra mais fácil que a original...). Bom, adiante. Os ditos, além de serem muitas vezes confundíveis com nomes de cães de bolso, podem tornar-se incómodos.
Suponhamos que num qualquer serviço tenho de falar com Eduardinho que, para quem não saiba, é treinador-adjunto do Sporting. O que é que eu faço?

- Desculpe, senhor Eduardinho, posso fazer-lhe uma pergunta?
ou
- Senhor Eduardinho, acha que o Liedson deve ser castigado? Não? Mas como é que o senhor Eduardinho lida com esta situação?

Ridículo. O homem chama-se Eduardo e deve ter, de certeza, um sobrenome. Santos, Silva, Magalhães, qualquer coisa...

Toda esta conversa para explicar que há uma solução para os inhos e as inhas deste nosso Portugalzinho. E uma solução que não ofende ninguém. Eduardinho, filho, se me estás a ler, não pares.

Tomemos como exemplo a mais recente ex-inha do país. The girl former known as Pimpinha Jardim é agora Catarina Jardim. E porquê? Porque a moça, que para quem não sabe é filha de Cinha Jardim (sim, estas coisas passam de uns para os outros) e acho que trabalha na televisão, tirou umas fotos para a Maxmen. É, aliás, capa da Maxmen.
E basta olhar para perceber que umas mamas daquelas não podem chamar-se pimpinhas. Aquilo são umas Catarinas das mais Eufémias que se possa imaginar. É isso aí miúda, afirma-te! Morra Pimpinha, viva Catarina! Mamas à vista, diminuitivos na gaveta. Emancipação é isto mesmo!

Tudo isto, meu caro Eduardinho, para lhe fazer ver que Eduardo Santos, Silva, Magalhães é que é nome de quem tem os Eduardinhos no sítio.... Percebeu?